segunda-feira, 30 de abril de 2007

Deixem-nos combater a obesidade!

Um nutricionista para 183 mil portugueses! Esta é a realidade do nosso país e que pode explicar de certa forma os números da obesidade, já que o número é insuficiente para prevenir e tratar a obesidade.
«O número de nutricionistas a trabalhar nos centros de saúde de Portugal Continental mostra uma perfeita desgraça, assim o trabalho de prevenção da obesidade acaba por não ser feito» – salienta a Dr.ª Alexandra Bento.
Por seu lado, o nutricionista João Breda salientou a importância destes profissionais nos centros de saúde para ajudar a combater a obesidade:
«São necessários profissionais de saúde ligados à alimentação nos serviços de saúde primários e os novos centros de saúde têm a possibilidade de ter essa figura. É uma forma de ajudar os obesos e de combater a epidemia da obesidade e de prevenir novos casos», disse o especialista em entrevista à Lusa.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Cavaco preocupado com obesidade infantil

«A luta contra a obesidade é um fenómeno que assume contornos preocupantes, sobretudo porque emerge de uma forma cada vez mais precoce. Portugal não foge a esta tendência e é uma realidade com que temos de nos confrontar seriamente»
«Numa sociedade evoluída todos devem conhecer os riscos que decorrem de determinados estilos de vida e comportamentos como a investigação científica tem mostrado»
«Como cidadãos temos os direito de eleger políticas públicas saudáveis. Além de medidas de protecção no local de trabalho e de um planeamento urbanístico mais salutar destaca-se a necessidade de instruir e educar para a saúde»
Aqui estão algumas breves referências feitas pelo nosso Presidente da República. Agora será necessário levar o assunto para o Parlamento, e discutir políticas determinadas a mudar os estilos de vida das crianças e adolescentes portugueses! Isto porque é urgente apostar na educação para a saúde dos jovens!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Frank Lampard contra obesidade


O futebolista do Chelsea está apostado em combater a obesidade infantil. Frank Lampard e o jogador de criquete Andrew Flintoff são os novos nomes da campanha School Food Trust, do chefe inglês Jamie Oliver. "Para jogar na Premier League , ou pela selecção, é preciso uma dieta saudável", é o lema de Lampard, de 28 anos. A campanha quer que as crianças evitem a comida de plástico e optem pelos alimentos saudáveis. Tentar não custa!!!

terça-feira, 24 de abril de 2007

Saúde ou dinheiro?

Estamos na zona leste de Los Angeles, observa-se inúmeros miúdos com excesso de peso… Decide-se fazer um estudo! Descobre-se que em zonas escolares existe um grande número de cadeias de fast food. Nesta zona, verifica-se que crianças e adolescentes têm acesso dificultado a parques onde se pratica exercício físico, tal como aos alimentos saudáveis. E muita, muita facilidade aos alimentos de fast food. Por isso, discute-se as políticas de prevenção e de futuro! Num país em que a obesidade infantil é preocupante, não deveriam já estar políticas anti-obesidade instauradas??? Ou será que existem a nível nacional e os políticos de cada estado serão subornados pelo poder do dinheiro destas gigantescas cadeias, de modo a permitirem a construção dos restaurantes perto das escolas???
O ideal será cada escola ter maior controlo sobre alunos, apresentar alimentos ricos nutricionalmente e pobres energeticamente. Controlar entradas e saídas da escola, no entanto, é preciso que alunos não saltem os gradeamentos e, assim aumente a taxa de atropelamentos nessas escolas, como já aconteceu numa escola em que as saídas foram proibidas. Não vamos solucionar um problema e criar outro...
(J Adolesc Health. 2007 Apr;40(4):325-33. Epub 2007 Feb 5)

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Globesidade




Global+obesidade = Globesidade. Sendo o nosso tema a obesidade infantil, decidimos adequar o termo ao tema – Globesidade infantil! Mas porquê este novo conceito?
As taxas de obesidade e excesso de peso estão a aumentar rapidamente em toda a Europa, mundo desenvolvido e em desenvolvimento. Na Europa, o Reino Unido experimentou um dos aumentos mais pronunciados – as taxas de obesidade duplicaram desde 1980 atingindo 21 – 23% da população. Nos países em desenvolvimento, a população de obesos atinge já os 115 milhões.
Os pesos médios também aumentaram significativamente. Em 1980, o homem médio pesava 73,7Kg e a mulher média 62,2Kg. Em 2000, aqueles valores aumentaram para 81,6Kg e 68,8Kg respectivamente. Atendendo que esta doença do milénio atinge as crianças, no futuro os aumentos médios de peso serão muito superiores, podendo diminuir até 9 anos a esperança média de vida.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Espanha retira menino aos avós!

Lembram-se do menino Inglês que a segurança social queria retirar à mãe? Pouco tempo depois, a polémica instala-se, desta feita em Espanha. Após sucessivas advertências aos avós de uma criança de 10 anos com 100 kg, os serviços sociais do Principado das Astúrias colocaram a mesma num centro de acolhimento. Passaram 10 meses, e o resultado está à vista a criança emagreceu 20 kg!!!

É de louvar as acções dos serviços sociais, que para além de zelar pelo bem da criança, querem devolver a sua tutela aos avós. Para isso é necessário consciencializa-los do problema e a aquisição de hábitos alimentares saudáveis! (ver notícia completa)

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Motivo de suicídio???????


Os impulsos suicidas são mais comuns entre os adolescentes que se consideram demasiado gordos ou demasiado magros, independentemente do peso que realmente têm, indica um estudo publicado, há dois anos nos Estados Unidos. Entre os jovens que não se preocupam muito com o peso, essas mesmas tendências não se afastam do normal, constataram os investigadores.
As conclusões do estudo, divulgadas pela revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine", baseiam-se num inquérito realizado em 2001 junto de 13.601 estudantes entre o 9 e o 12 anos. Dezanove por cento dos adolescentes admitiu ter considerado um ano antes a possibilidade de acabar com a vida e 9 por cento chegou a tentar o suicídio.
Cerca de 65 por cento dos estudantes tinha peso normal, mas só 54 por cento se considera com "o peso certo". "A ideia do suicídio demonstrou ser mais provável entre os estudantes cuja percepção do peso se desvia ligeiramente do considerado correcto", afirmou Danice Eaton, investigadora dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. O facto de metade dos estudantes se considerar com excesso ou falta de peso "sugere a existência de um sector importante dos estudantes em crescente perigo de recorrer ao suicídio", segundo os investigadores.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Obesidade, díficil é mexer o corpo

As crianças obesas podem ter mais dificuldade em exercitar-se por causa do esforço que é necessário para mexer o corpo e não porque o coração não aguenta. Segundo um estudo do Instituto Internacional de Saúde Infantil de Bethesda (EUA), as crianças obesas cansam-se mais que as saudáveis ao realizar exercícios pois a capacidade de fornecer oxigénio aos músculos diminui mais rapidamente. O estudo concluiu que o coração e os pulmões dos obesos são saudáveis para realizar exercícios com vigor.