quinta-feira, 19 de abril de 2007

Globesidade




Global+obesidade = Globesidade. Sendo o nosso tema a obesidade infantil, decidimos adequar o termo ao tema – Globesidade infantil! Mas porquê este novo conceito?
As taxas de obesidade e excesso de peso estão a aumentar rapidamente em toda a Europa, mundo desenvolvido e em desenvolvimento. Na Europa, o Reino Unido experimentou um dos aumentos mais pronunciados – as taxas de obesidade duplicaram desde 1980 atingindo 21 – 23% da população. Nos países em desenvolvimento, a população de obesos atinge já os 115 milhões.
Os pesos médios também aumentaram significativamente. Em 1980, o homem médio pesava 73,7Kg e a mulher média 62,2Kg. Em 2000, aqueles valores aumentaram para 81,6Kg e 68,8Kg respectivamente. Atendendo que esta doença do milénio atinge as crianças, no futuro os aumentos médios de peso serão muito superiores, podendo diminuir até 9 anos a esperança média de vida.

3 comentários:

josh disse...

Parabéns ao blog, na minha opinião está bem conseguido na sua ideia e proporciona um breve alerta para um problema que ameaça tornar-se uma "epidemia". E como este post explicita bem, a massificação e padronização de hábitos alimentares,associada a esta nossa era da globalização, onde a chamada Fast-food tem um papel determinante ao manter esses padrões de consumo, pode criar um grave problema alimentar que deve ser gerido de forma atenta e eficaz pelos técnicos de alimentação e nutrição.Na minha opinião a sensibilização permanente e a pedagogia desde a mais tenra idade são factores fundamentais para se conseguir atenuar o problema. Um bom trabalho de sensibilização e informação

Marina Magalhães disse...

Interessante o termo Globesidade! Muito bem pensado! Porque é isto que está a acontecer, uma síndrome descontrolada da obesidade em todo o globo! Talvez seja a hora de começarem a existir intervenções mais drásticas na área da nutrição, para evitar que no futuro isto se torne um problema mais grave e de difícil controle!

Unknown disse...

o texto está muito bom...

Parabens...