terça-feira, 29 de maio de 2007

Comemoração!!


1000 Visitas


Esperemos que tenha alguns efeitos benéficos nos nossos pequenos obesos!!!

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Dicas para evitar a obesidade infantil

Ser um bom modelo a ser seguido: "A primeira coisa que os pais podem fazer é serem um bom modelo para suas crianças", diz Rallie McAllister, uma médica da família em Kingsport, Tenn. Segundo ela, os pais com frequência determinam inconscientemente o fracasso dos filhos. "Se só existem salgadinhos, bolos, e outras guloseimas, ao invés de frutas ou vegetais quando as crianças procuram por pequenos lanches, como eles terão sucesso?". Contrariamente, ela sugere abastecer o frigorífico e armários com frutas frescas, nozes, queijo magro, e evitar a compra de salgadinhos, bolos, ou alimentos com pequenas percentagens de fibras, alto teor de gordura e alto valor calórico.

Seja positivo: "Em vez de dizer, perca peso, diga, vamos ser saudáveis e começar a cuidar do nosso corpo e organismo", diz McCallister. Seja positivo e enfatize os alimentos que podemos comer, e não os que não podemos comer. Diga, ‘vamos comer umas frutas e fazer uma salada de frutas’, e não ‘não coma isso ou aquilo’. Também em vez de dizer, ‘temos que fazer exercícios’, diga, ‘vamos ao parque’.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Publicidade engorda os nossos miúdos

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) defende a restrição da publicidade televisiva de alimentos hipercalóricos durante a programação infanto-juvenil para combater o excesso de peso que atinge cerca de um terço das crianças.
Tem de haver legislação no sentido de restringir a publicidade a produtos alimentares desequilibrados em termos nutricionais e de punir a publicidade enganadora, que apresenta como saudáveis para as crianças alimentos empacotados com alto teor de gordura, açúcar e conservantes.
Em Portugal, produtos alimentares como bolachas, "snacks" e aditivos para o leite, todos com açúcar, são os mais anunciados na publicidade dirigida a crianças na televisão e na imprensa, de acordo com um estudo divulgado pelo Observatório da Publicidade.
Pequenas mudanças a nível legislativo podem fazer uma diferença (de peso) nas nossas crianças!!!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Galp e DGS - Uma dupla contra obesidade

A partir de Julho, ao abastecer o seu automóvel numa bomba de gasolina, pode ser surpreendido por uma mensagem de alerta contra a obesidade. Num outdoor ou na factura do combustível, em folhetos ou no circuito interno de televisão. É que, de acordo com a Lusa, a Direcção-Geral da Saúde e a petrolífera Galp têm tudo a postos para uma campanha "sistemática", a desenvolver nos próximos três anos, de alerta para a obesidade infantil e de apelo aos pais para que ponham os seus filhos a fazer exercício físico. (ver notícia completa)

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Vamos fazer exercício??!!!

É preciso tirar os pais do sofá. Filhos de pais inactivos têm tendência para fazer menos exercício. Para além da alimentação, o desporto é outra das armas para combater a obesidade infantil. É necessário melhorar o desporto escolar que em muitos casos é insuficiente. As crianças devem ter um mínimo de 60 minutos por dia de actividade física para serem considerados fisicamente activos, enquanto os adultos deverão estar activos pelo menos 30 minutos diários.
Há estudos que indicam que mais de duas horas em frente aos ecrans, muitas vezes a comer, por exemplo, batatas fritas, levam a hábitos de sedentarismo que criam factores de risco para a obesidade.
Nos adolescentes, na região do Porto, 25 por cento das raparigas e 27 por cento dos rapazes têm excesso de peso e entre os adultos, metade da população tem peso a mais e 15 por cento insere-se na categoria de obesos.
Para incrementar a actividade física de pequenos e grandes, a Plataforma referida no post anterior, prevê uma colaboração as autarquias para a criação de locais públicos para a prática de exercício, actividades físicas e desportivas, entre parques, passeios pedonais e ciclovias. No entanto, o financiamento das infra-estruturas ainda não está definido.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Plataforma contra obesidade

Após alguns anos em que o problema da obesidade era constantemente denunciado, chegou a hora do governo criar a plataforma contra a obesidade. Com o atraso do costume, no inicio do mês ocorreu a cerimónia de apresentação, em Lisboa e contou com a presença de Correia de Campos, o Ministro da Saúde do Governo de José Sócrates.
Nesta plataforma colaboram representantes dos ministérios da Saúde, da Educação, da Economia, da Agricultura e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, bem como de associações da sociedade civil, sendo os principais objectivos traduzir e divulgar a Carta Europeia de Combate à Obesidade e editar a Carta Portuguesa.
Ao nível da prestação dos cuidados de saúde, deverão alguns centros de saúde desenvolver um programa experimental de consultas com médicos, nutricionistas, fisiologistas do exercício, psicólogos e enfermeiros.
A plataforma propõe-se igualmente definir e promover um menu saudável, à semelhança do turístico, e atribuir um prémio aos estabelecimentos que o adoptem, através de um concurso anual.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Vejam este vídeo da obesidade infantil!!!

E mais um vídeo que realça a importância do pequeno-almoço!