terça-feira, 15 de maio de 2007

Plataforma contra obesidade

Após alguns anos em que o problema da obesidade era constantemente denunciado, chegou a hora do governo criar a plataforma contra a obesidade. Com o atraso do costume, no inicio do mês ocorreu a cerimónia de apresentação, em Lisboa e contou com a presença de Correia de Campos, o Ministro da Saúde do Governo de José Sócrates.
Nesta plataforma colaboram representantes dos ministérios da Saúde, da Educação, da Economia, da Agricultura e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, bem como de associações da sociedade civil, sendo os principais objectivos traduzir e divulgar a Carta Europeia de Combate à Obesidade e editar a Carta Portuguesa.
Ao nível da prestação dos cuidados de saúde, deverão alguns centros de saúde desenvolver um programa experimental de consultas com médicos, nutricionistas, fisiologistas do exercício, psicólogos e enfermeiros.
A plataforma propõe-se igualmente definir e promover um menu saudável, à semelhança do turístico, e atribuir um prémio aos estabelecimentos que o adoptem, através de um concurso anual.

Sem comentários: