terça-feira, 20 de março de 2007

Campanha anti obesidade infantil gera polémica no Brasil

Uma campanha contra obesidade infantil que espalhou fotos de crianças gordinhas com faixas nos olhos - como se faz com infractores - não foi bem recebida por especialistas. O trabalho de uma agência de propaganda sem ligação com marcas de produtos, exibe, além das imagens, frases que associam a obesidade a doenças, como “Obesidade hoje, diabete amanhã” ou “Obesidade hoje, colesterol amanhã”.
Para alguns especialistas em crianças e adolescentes, as fotos têm sentido punitivo. “A faixa nos olhos de crianças pode ser associada a um universo policial”.“A mãe ou a própria criança que vê a imagem sente culpa”. “A campanha deveria estimular a mudança de hábitos alimentares e não fazer com que a criança se sinta discriminada”.
Impacto, no entanto, é justamente o objectivo dos responsáveis pela iniciativa. “Esta é uma campanha directa e é natural que surpreenda”. “Não temos a menor dúvida da qualidade do trabalho, que foi fundamentado em muita pesquisa”.

As fotos podem ser vistas no site www.diganaoaobesidadeinfantil.com.br.

3 comentários:

Joana Santos disse...

A dimensão que a obesidade infantil está a tomar pede medidas urgentes e que alertem para a problemática. É dificil saber ao certo a direcção mais acertiva, o objectivo é mesmo CHAMAR A ATENÇÃO! Tendo em vista este objectivo, esta campanha conseguiu alcançá-lo, sem dúvida! Mas é óbvio que não podemos descurar da mensagem informativa.. Contudo, não será melhor «absorvida» se primeiro chocarmos com a realidade?? Há outras formas de actuar (é certo!) mas os feedbacks que temos tirado de várias campanhas são, na maioria, pouco aproveitados na mudança de hábitos e estilos de vida da população.
Todos têm consciência que a obesidade é um problema sério mas que teimam em adiar a sua resolução ou prevenção!

Ana Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Ribeiro disse...

As campanhas agressivas conseguem ter um maior impacto. E ao criarem polémica, conseguem um duplo impacto. Penso que estas imagens poderão ter grande alcance e penetração na sociedade, e podem ser o catalisador na mudança de certas atitudes e comportamentos.