A cadeia norte-americana McDonald's instalou de forma experimental, em sete dos seus restaurantes, nos Estados Unidos, ginásios infantis de alta tecnologia para prevenir a obesidade infantil. Se os espaços, para crianças entre os 4 e os 12 anos, tiverem êxito, a empresa quer implantá-los em 5500 dos seus restaurantes, substituindo as áreas de jogos. Para que os mais novos façam os exercícios, os ginásios têm bicicletas estáticas em que podem utilizar jogos de vídeo enquanto pedalam. Também existem rochas artificiais e cordas para escalar, barras para ginástica e pistas de dança.
Qual é a intenção desta empresa? Pensamos que o objectivo é fazer com que os pais sobrestimem os ginásios e permitam aos filhos comer mais alimentos plásticos. A resposta da McDonald's é que lutam pela diminuição da obesidade infantil, doença para que muito contribuiram e contribuem, não só com a instalação de ginásios bem como a melhoria dos seus menús.
Resta-nos esperar que os pais sejam críticos e não se deixem influenciar por supostas boas intenções, porque uma empresa não combate nada sem ganhar nada em troca!
Fonte: Jornal de notícias (9/12/2006)
3 comentários:
Nao sera pura hipocrisia uma empresa que em tanto contribui para a obesidade infantil (com campanhas publicitárias mtas vezes agressivas direccionadas a esta faixa etária) "ter um ataque de moralismo" e agora «instalar ginásios para crianças»??
Carissímos,
O vosso blog está bem animado. Bom trabalho. Faço uma sugestão. Existem pessoas de fora do "meio" que não sabem os valores calóricos de alguns alimentos ou de suas combinações. Por exemplo, muita gente ainda pensa que uma vulgar sopa de horticolas engorda muito. Seria interessante apresentarem de vez enquanto alguns valores calóricos de opções de pequeno almoço, etc. Muitos encarregados de educação iriam agradecer.
A acção dissimulada de marketing, desenvolvida pela McDonald`s é de um cinismo e hipocrisia total… Com a mesma mão com que dissemina a obesidade, esta empresa promove o seu tratamento… É uma tentativa vã e ridícula de tapar os olhos aos pais, aos media, à sociedade…É uma estratégia pouco inteligente de “limpar” uma marca que continuamente é enegrecida pelos valores “gordurosos” que a associam à obesidade infantil para o qual tanto contribui…
Uma criança que vá a um Mcdonald`s e ingira um “Big Mac” com aproximadamente mais de 550 kcal, por mais correrias que faça neste pseudo-ginásio, “enfartada” pelo dito hambúrguer, acumulará sempre o excesso desta energia “angelicamente” cedida, no seu “pneu” mais rechonchudo!!!
Enviar um comentário